sábado, 29 de maio de 2010

O Estilo “Vila Mariana”


O nome do bairro Vila Mariana foi atribuído em 1870 pelo coronel da guarda nacional Carlos Eduardo de Paula Petit, a partir da fusão dos nomes de sua esposa Maria e de sua sogra, Anna. Carlos Eduardo de Paula Petit, foi um dos homens mais importantes na Vila Mariana, muito bem quisto na região, foi eleito vereador.

Hoje a Vila Mariana é uma das regiões mais desenvolvidas da capital paulista, e isso comprova-se nos números. A renda média da região gira em torno de R$ 3,6 mil mensais, quase o triplo da média municipal de cerca de R$ 1,3 mil.

Na educação os dados tornam-se ainda mais explícitos. O Ensino Fundamental foi completado por quase 80% dos moradores, e 71,34% dos que lá habitam completaram o Ensino Médio, contra as médias municipais de 49,9% e 33,68%, respectivamente. Porem, o ponto mais marcante do bairro é sua atmosfera ao estilo “Vila Mariana”. com as casas típicas, as rotisseries, os pequenos negócios, etc. A impressão que tenho é que trata-se de uma vila no meio da metrópole que parou no tempo. Sou suspeito para defender este estilo próprio, pois foi lá que eu e minha esposa nascemos, veja a foto da minha família cumprimentando uma ilustre capivara que passava por lá.
Sei que este mesmo estilo pode ser encontrado na Mooca, no bairro da Pompéia, Barra Funda. Mas sem duvida a Vila Mariana é Única, veja porque:

A Vila Mariana é sem duvida um bairro com identidade própria que infelizmente não tem o respeito que merece, veja por exemplo este prédio baixo, Art-Déco na esquina da Lacerda Franco. Se fosse tratado com um pouco mais de cuidado teria um efeito bem melhor, sem mencionar as calçadas que estão quebradas e despadronizadas desde quando eu era criança (a uns 40 anos atrás), os fios que passam pelos postes e terminam nas fachadas sem o menor planejamento.

Casa no estilo “Vila Mariana”

Veja alguns pontos básicos que ajudam a identificar uma autentica casa “Vila Mariana:

1 – Oratório na Fachada – Hoje em dia está cada vez mais difícil de achar, mas nas casas das famílias mais religiosas ainda podem ser encontrados, ilumindos por vela ou pequenas lampadas coloridas;

2 – Ornamentos em gesso na fachada – bastante característico;

3 – Mosaico Português – muitas vezes vermelho com azulejos e/ou lajotas pretas e amarelas intercaladas ( acredito que muitos devem ver este piso e lembrar de sua infância, de quando nos arrasávamos neste chão gelado);

4 – Muro baixo com vigas de madeira na horizontal – o bairro já foi mais seguro e infelizmente estes muros baixos são substituídos por grades metálicas com barrigas para guardar os carros;

5 – Janela do Banheiro que dá para a rua – é bem legal quando você marcou de ser apanhado em casa. É possível sair do banho na hora que o carro da pessoa chega;

6 – Varanda na entrada geralmente com entrada em forma de arco – isso é a cara da Vila Mariana;

Um comentário:

Mariana disse...

Eu tive a possibilidade de escolher onde morar em SP, e a verdade, adoro onde estou. O delivery em vila mariana é um dos melhores e me sinto muito segura nesse bairro.