sexta-feira, 7 de março de 2008

Em 2011 a Capivara Paulistana poderá dividir o Rio Pinheiros com os seus amigos peixes


Os técnicos da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente de São Paulo e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), prometem até o fim deste ano bloquear cerca de 60% de todo esgoto que vem sendo despejado no rio Pinheiros e afirmam ainda que lá por 2011os peixes devem voltar a nadar por lá.

São 26 quilômetros de interceptores de esgoto construídos ao longo das margens dos Rios Pinheiros e Tietê nos últimos quatro anos, 2 metros cúbicos dos 8 m³ de dejetos despejados por segundo no Pinheiros passaram a receber tratamento.

Este ano, 10 quilômetros de interceptores serão construídos e devem bloquear mais 3 m³ de esgoto por segundo.

Mas a peça fundamental para trazer a vida de volta ao rio Pinheiros é o sistema de flotação capaz de acelerar a limpeza do rio. A idéia é fazer três estações de flotação - na altura do Cebolão, na Usina de Traição e na Usina Pedreira - com capacidade para limpar um volume de água superior a 40 m³ por segundo. O método exige que o curso do Pinheiros seja invertido, o que significa que o rio passará a desaguar na Represa Billings, em vez de seguir rumo ao Tietê. Com isso, existe a preocupação de que o principal reservatório de água da capital fique ainda mais poluído.

2 comentários:

Paulo D'Auria disse...

Como paulistano que passa a pé diariamente pela ponte da Freguesia do Ó, vou continuar rezando para que desta vez tudo dê certo... Desde os tempos do ido governador Fleury que ouço essas promessas de despoluição de nossos rios... Já foram captados incontávei milhões junto ao BIRD e outros órgão internacionais com esse objetivo, mas, até agora, tudo que foi feito foram perfumarias...

Grande Abraço!

Paulo Fernandes disse...

Muito legal sua matéria sobre o rio Pinheiros, eu estou andando pela ciclovia que temos a margem do rio e levai minha câmera e registrei peixes no Rio, se quiser ver o video está aqui http://www.youtube.com/watch?v=WtybRCZx_Lg

E fiz algumas fotos também
http://www.flickr.com/photos/vetor_aceno/sets/72157624721421265/

Espero que um dia possa ter muito mais vida por lá.

Abraços!