quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Capivara Deusa do Rio Pinheiros


Já reparou que não temos bulevares ao lado da maioria dos rios brasileiros!
Já reparou que não temos barcos restaurantes em nossos rios e lagoas!
Quando aparece uma capivara em nossos rios pensamos "esse animal deve estar louco de nadar nessas aguas imundas"… mas o que eles estão fazendo faz parte da natureza deles a milhares de anos, nós é que começamos a poluir essas aguas nos últimos 300 ~ 70 anos;

Adotei as capivaras como mascote do paulistano, do mesmo modo que a deusa egípcia Tauret aparecia às margens do Nilo e trazia bênçãos às mulheres grávidas a Capivara aparece na cidade de São Paulo como um amuleto de prosperidade para a cidade e nos faz repensar na ecologia as margens deste rio poluído, e nos da a esperança de ter uma capital prospera e ao mesmo tempo em equilíbrio com a natureza.

A capivara já faz parte da rotina do paulistano, seja quando e avistada pelos passageiros da Linha "C" da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, ou quando sai das margens para a pista da Marginal Pinheiros, como quem quer chamar a atenção e dizer “vocês precisam cuidar mais do verde desta cidade, se não o fizerem, eu pessoalmente sairei das minhas margens para complicar o já caótico transito da minha cidade”.

Segundo funcionários do Projeto Pomar que administra a revitalização das margens do Rio pinheiros não é só a capivara que decidiu voltar para a capital “Com a remoção do lixo e o corte do mato, as equipes de trabalho acabaram fazendo várias descobertas. A mais importante é que a vida resiste a toda degradação do rio e das marginais.

Capivaras, gaviões, quero-quero, garças africanas, cobras, ratões do banhado e até um jacaré sobrevivem ao longo do Pinheiros, aumentando as esperanças de salvação do rio, futuramente”.

Comemore o 454to aniversário da cidade cultuando a capivara como deusa das águas do rio Pinheiros. Vamos adotá-la como símbolo da nossa cidade.
CAPIVARA PARADE - "Os rios de nossas cidades não são latrinas, deveriam ser espaços de convivência e beleza, como em qualquer outra cidade civilizada do mundo" Luiz Pagano, criador do estilo artistico Tupi Pop

Nenhum comentário: